quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

ANTONIO PEREIRA DA COSTA, O MAIOR ARQUITETO EMPIRICO DA AMAZONIA

15.12 > DIA DO ARQUITETO


Na AMAZÔNIA, uma das mais expressivas personalidades da ARQUITETURA EMPÍRICA foi o Português ANTONIO PEREIRA DA COSTA, um dos fundadores do Conselho de Arquitetura, e Engenharia dos Estados do Pará e Amapá.
*ANTONIO PEREIRA DA COSTA ERA MESTRE DE OBRAS


Neca Machado (É A MAIOR PESQUISADORA DA OBRA DELE)

 (Administradora Geral, Artista Plástica, Bacharel em Direito Ambiental, Especialista em Educação Profissional, Escritora de Mitos da Amazônia, fotografa com mais de 100 mil fotografias diversas, premiada em 2016 com classificação na obra brasileira “Cidades em tons de Cinza”, Concurso Urbs,  classificada com publicação de um poema na obra Nacional, “Sarau Brasil”, Novos Poetas de 2016, Pesquisadora da Cultura Tucuju, Contista, Cronista, Poetisa, Coautora em 05 obras lançadas em Portugal em 2016, Licenciada Plena em Pedagogia, Gastro-Jornalista, Blogueira com 25 blogs na web, 21 no Brasil e 04 em Portugal, Quituteira e designer em crochê.)

15.12 > DIA DO ARQUITETO
Uma das mais expressivas personalidades dentro da ARQUITETURA EMPIRICA NA AMAZONIA que colaborou com o desenvolvimento estrutural do Amapá no governo de Janary Nunes, foi o português ANTONIO PEREIRA DA COSTA.
Fui amiga de seu filho COSTINHA que me delegou a exclusividade de publicar sua Biografia, e como Jornalista Colaboradora com DRT-AP escrevi dezenas de matérias jornalísticas sobre ele e com recursos próprios devolvi a sua cidade de GAIA-PORTO-PORTUGAL um pequeno acervo bibliográfico de sua historia.
BIOGRAFIA
Antonio Pereira da Costa nasceu em 17 de fevereiro de 1901, em Valadares, Vila Nova de Gaia em Porto-Portugal, filho de Joaquim Pereira da Costa e Maria Rosa Costa.
 Seu pai integrando um grupo de artistas imigrantes europeus portugueses e italianos chega ao Rio de Janeiro na segunda década dos anos de 1900 com o objetivo de executar trabalhos em sua arte, que era escultor e estucador, naturalizando se brasileiro.
 Com o falecimento de sua mãe ANTONIO PEREIRA DA COSTA chega ao Brasil aos treze anos de idade em 24 de setembro de 1914, onde passou a ajudar seu pai na execução de ornatos na cidade de Belém do Pará em obras no PALACETE BOLONHA.
 Percebendo que precisava de aperfeiçoamento técnico na arte de ornatos ANTONIO PEREIRA DA COSTA foi para a cidade do Rio de Janeiro, onde se matriculou na Escola de Belas Artes onde permaneceu de 1917 a 1920, quando por falta de recursos teve que abandona-la e retornar a Belém do Pará. Antes, porem, executou trabalhos artísticos no Prédio do Rio Cassino, dentro do Passeio Publico ao lado do Palácio Monroe na cidade do Rio de Janeiro. Em 1921 viajou para a cidade de São Luiz no estado do Maranhão com a incumbência de esculpir a imagem de Nossa Senhora da Conceição no frontal da Catedral da cidade.
Ainda em 1921 juntamente com seu pai, foi a cidade de Manaus onde os dois realizaram trabalhos de restauração na fachada do Teatro Amazonas. ANTONIO PEREIRA DA COSTA casa-se em 1922 com a pernambucana Lydia Bezerra da Silva, com quem teve oito filhos: Erotylde, José, Elza, Maria Rosa, Joaquim Agostinho, Antonio Filho, Mario e Terezinha.
 Em 1923 foi chamado novamente a cidade de São Luis para esculpir o busto do então governador do Maranhão, época em que nasceu a sua primeira filha Erotylde a única maranhense.
 Ainda em São Luiz-MA esculpiu também o Busto do Dr. Tarquínio Lopes Filho proprietário e Diretor do Jornal a “Folha do Povo.” Instalando-se em São Luis-MA seu pai Joaquim Costa lá montou uma fabrica de artefatos de cimento, como: mosaicos e marmorites, transferindo-a anos depois com todo o maquinário para Belém do PA.
OBRAS NO AMAPÁ
1.    Foi o mestre de obras dos principais colégios do Amapá (Colégio Amapaense, Ginásio Feminino, atual Santina Rioli, Escola Barão do Rio Branco, Azevedo Costa, Ginásio de Macapá, atual Antônio Pontes, dentre outros)
2.    Esculpiu o São José que repousa sobre a Pedra do Guindaste no leito do Rio Amazonas.

3.    Foi o responsável junto com sua EQUIPE e atuou como Mestre de Obras dos Principais Hospitais de Macapá, Hospital Geral, atual Alberto Lima, Hospital da Criança, atual PAI Hospital e Maternidade Mãe Luzia.
4.    Sua residência atualmente é Sede da Maçonaria na Avenida Coriolano Jucá no centro de Macapá.
5.    Esculpiu a estátua de Cabralzinho.
6.    Esculpiu o busto de Tiradentes que está no pátio da Policia Militar do Amapá.
ESCULPIU OS LEÕES DA SEDE DA OAB-AP



BELEM-PA
1.    Dezenas de obras na área central da capital paraense
2.    Ornatos em diversos colégios religiosos no bairro de Nazaré
3.    Recuperação da fachada da Catedral de Nossa Senhora de Nazaré.
4.    Imagens de Santos em várias igrejas, dentre elas a de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro no bairro do telegrafo.

MANAUS
Reforma da fachada do Teatro Amazonas