sexta-feira, 20 de maio de 2016

CRONICAS URBANAS DA NECA MACHADO


Neca Machado adicionou 4 novas fotos.
2 min
CASTANHAS PORTUGUESAS
CRONICAS URBANAS DA NECA MACHADO
Comentários
Neca Machado CRONICAS URBANAS DA NECA MACHADO

Por > Neca Machado (Administradora Geral, Artista Plástica, Bacharel em Direito Ambiental, Especialista em Educação Profissional, Escritora de Mitos da Amazônia, Pesquisadora da Cultura Tucuju, Contista, Cronista, Poetisa, Licenciada Plena em Pedagogia, Jornalista, Blogueira com 21 blogs na web,19 Blogs no Brasil e 3 na Europa, Quituteira e especialista em licores regionais com frutas da Amazônia)

O DOCE SABOR DAS CASTANHAS PORTUGUESAS

Gosto de viajar pelo Mundo e quando volto a Amazônia fica na memória boas lembranças de sabores que descobri em minhas andanças.

Em Portugal não foi diferente, depois de caminhar pelas Ladeiras do Bairro alto em Lisboa, sigo como que atraída por um perfume característico que já conhecia da cidade do Porto.
Um dia no Porto me deparei com uma nevoa envolta em magia no centro da cidade, e descobri por trás de um monte de nuvens próximo ao chão, um vendedor de Castanhas Portuguesas, que só aparecem no Brasil na época de Natal.
Eu amo as castanhas portuguesas cozidas.
As castanhas são enigmáticas, adocicadas cheias de mistério, procurei saber de onde vinham e como eram cultivadas. No Porto uma Senhora cheia de simpatia me disse que a primeira vista elas metem medo, são envolvidas de espinhos e quando amadurecem abrem-se como um belo presente.
A vida é assim completou ela, também tem espinhos, mas quando aprendemos a sobreviver, ela tem um verdadeiro sabor especial. Na busca pelas minhas castanhas Portuguesas ainda aprendi um pouco de sabedoria.
Em Lisboa volto a encontrar um vendedor de Castanhas, não tão simpático como a Senhora do Porto, compro um pacote assado e sento em um banco público para divagar sobre sabores do mundo.
Na minha infância brasileira no extremo norte da Amazônia, não temos castanhas portuguesas, mas temos verdadeiros manjares da floresta que só existem aqui, Bacuri, Cupuaçu, Taperebá, Uxi, Araça, Pupunha...
Assim é a vida!
Cheia de descobertas e de sabores. E como as Castanhas deliciosas depois de assadas ou cozidas, belas lembranças que presenteiam a alma.