segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

ARTIGO DA NECA MACHADO

ARTIGO DE DOMINGO DA NECA MACHADO > 21.02.2016 "PROMESSAS E UTOPIAS"

PROMESSAS E UTOPIAS

Por > Neca Machado (Administradora Geral, Artista Plástica Impressionista e Abstrata, Bacharel em Direito Ambiental, Especialista em Educação Profissional, Licenciada Plena em Pedagogia, Jornalista Colaboradora com DRT-AP, Pesquisadora de Cultura da Amazônia.)

Cada vez que escuto PROMESSAS de alguém interessado por vários motivos em fazer que alguém o acredite, penso nas verdadeiras intenções por trás de suas verdadeiras UTOPIAS.

Quando crianças sonhamos quase que diariamente, fantasiamos futuros, vislumbramos lugares inimagináveis e voltamos a realidade quando acordamos e descobrimos que eram somente SONHOS de crianças.
Ao envelhecer percebi o quanto de meias verdades haviam em falsas promessas de candidatos a cargos eletivos, jovens visionários, gestores incompetentes e a ineficácia das Leis, muitos ficaram pelo caminho atropelados pela ânsia da sobrevivência, outros morreram e sequer conseguiram alcançar parte de suas verdadeiras metas imaginarias, e outros ainda continuam com suas verdadeirasUTOPIAS.

Minha reflexão surge ao escutar mais uma promessa que não será cumprida, talvez porque morrerei antes do cumprimento, ou talvez porque o autor morra antes de realiza-las. São milhares de promessas de valorização de verdadeirosPIONEIROS DO AMAPÁ, que ao longo de meus 54 anos não as vi cumprirem.

Decidi enveredar-me pelos caminhos do jornalismo empírico porque não fui especializar-me em conceitos científicos, mas, não porque continuo a fazer de um empirismo meu jornalismo, tenho 03 formações acadêmicas de graduações e 02 Especializações, então estou apta a ser jornalista sim, e até tive homologada pela regional Amapá minha Inscrição como Jornalista Colaboradora com DRT-AP, então estou habilitada a escrever, e como Bacharel em Direito a rever conceitos impróprios porque conheço a Norma.

Valorizar PIONEIROS é reconhecer suas importâncias através da imortalização de suas Biografias, este é o primeiro passo para permitir que novas gerações pesquisem e conheçam seus feitos. Infelizmente até a Imprensa Oficial do Estado do Amapá que teria como uma de suas funções a impressão de farto material, EU desconheço que possua um arquivo de biografias de verdadeiros Pioneiros do Amapá.

Museus como o Museu do Negro que já traduz no título uma discriminação porque exclui o branco, o índio o ameríndio, o miscigenado...está abandonado, a União dos Negros do Amapá que tinha um setor de arquivo muito bem cuidado pelo saudoso Professor e Mestre Paulino do Rosário, também está abandonada, centenas de escolas da rede pública de Macapá, não possuem bibliotecas equipadas e estruturadas para pesquisa e difusão da história do Amapá, o maior Museu do estado o Joaquim Caetano vive fechado para visitação, e agora várias instituições criadas com o objetivo de valorização da cultura e do patrimônio imaterial do estado sem fortalecimento vão sucumbir aos seus sonhos, VÃO FICAR NA PROMESSA.

São milhares de PROMESSAS que dependem de verbas orçamentárias que não virão para concretiza-las, faço a premonição porque vivemos uma intensa crise econômica sem precedentes, e seria UTOPIA reconhecer que o estado do Amapá de uma hora para outra iria VALORIZAR SEUS PIONEIROS.

Não vai, já observei centenas de autoridades no poder e em cargos no primeiro escalão que sequer valorizaram ou fizeram projetos para valorizar suas origens, sim muitos deles têm familiares importantes na construção do Amapá, um dia alguém me perguntou: “se ele que está no poder não valoriza a Mãe dele, como tu queres que vão publicar teus livros? ” Respondi:

EU NÃO QUERO MAIS NADA DAQUI.
“Quero apenas concluir meus dias para me aposentar e ir para bem longe...”
(E espero concretizar, porque se morrer antes, vai ficar somente na PROMESSA)

Acontece que EU (Neca Machado) tenho sim contribuição A ESTE ESTADO. Diferente de muitos que recebem verbas, patrocínios, dinheiro público e NADA fizeram pelo Amapá, fizeram sim pelos seus interesses pessoais.

“ Me surpreendi nesta semana de ver uma autoridade em um CARRO-CASA, sim porque o carro é uma casa, quase ele não consegue fazer a curva na rua, com ar de ostentação de tão grande que era o carro e não era caminhão” e as PROMESSAS que fez para entrar no Parlamento não vai cumprir, vai ficar na UTOPIA.
Uma delas a tão propalada gestão democrática nas escolas, ficou na promessa, somente algumas foram contempladas, outras não, continuam chegando gestores sem vivencia nas escolas e que vão ter que aprender com o tempo, enquanto quem conhece a realidade vai ficar a ver navios.

Escrevi centenas de BIOGRAFIAS DE VERDADEIROS PIONEIROS DO AMAPÁ.

Que já ajudaram milhares de estudantes a conhecerem a nossa verdadeira história. “EU NÃO PRECISO USAR CRACHÁ”, muitos me enxergam por ai e sabem quem eu sou, diferente de muitos que precisam se “IDENTIFICAR”, para conhecermos o que fizeram pelo Amapá.
Diferente de MUITAS PROMESSAS de candidatos e autoridades que jamais sairão da UTOPIA.
Escutei sonhos de alguém dizer que Pioneiros serão VALORIZADOS porque muitos deles estão com depressão.

VALORIZAR é CUIDAR TAMBÉM.
Se autoridades que tem IDOSOS em seu seio familiar sequer fazem projetos para a construção de um centro geriátrico no Amapá, vão fazer centros de socialização para ASSISTENCIALISMO?

De novo me deparo com PROMESSAS E UTOPIAS.

·         NÃO TEM MUSEU DO PIONEIRO (Lembrando Que já registrei o nome em cartório)
·         Não tem centro geriátrico especializado para gêneros diferenciados, a doença do Homem é diferente da doença da Mulher. CADÊ?
·         NÃO TEM UM MEMORIAL DO PIONEIRO (o nome já está registrado em meu nome)
·         NÃO TEM UMA RUA OU AVENIDA DOS PIONEIROS, a avenida Nações Unidas mudou para José Tupinambá e a população não foi consultada, ele NÃO representava a totalidade de Pioneiros da avenida.
·         MUITOS PIONEIROS JÁ MORRERAM E LEVARAM PARA O TUMULO VERDADEIRAS PRECIOSIDADES EM NÍVEL DE INFORMAÇÃO. E não há arquivo público no Amapá.
·         Outros estão na fila e com o PÉ NA COVA.


·         Enfim! SÓ PROMESSAS E UTOPIA.