quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

PLAGIO DE ARTIGO DE NECA MACHADO > ISSO DÁ PROCESSO POR APROPRIAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

SEM CRIATIVIDADE "JORNALISTA" REPRODUZ TRECHOS DE ARTIGO QUE PUBLIQUEI EM 2011 > MEUS ARTIGOS POSSUEM DIREITO AUTORAL


Neca Machado compartilhou um link.
14 min
Localizado no coração do bairro do Laguinho, no meio da Avenida Padre…
PORTALLADOB.COM.BR|POR ALINE BRITO
Veja mais de Aline Brito.
Seguir
Comentários
Neca Machado Meu querido Watson Gonçalves Pinho CONHEÇO A FOTO, mas, não tenho foto que são de domínio publico e não reproduzo fotos dos outros, desisti do MEMORIAL POÇO DO MATO, porque não tão longe iremos embora do Amapá e MEU ACERVO PARTE DELE DEIXAREI A UNIFAP. Não tenho mais interesse em pesquisar ou estudar a cultura do Amapá.
Neca Machado E OUTRA COISA > ESSA MATERIA REPRODUZ "PLAGIO" DE UM ARTIGO MEU PUBLICADO EM 2011 > QUANDO EU PROCESSAR A JORNALISTA POR USAR TRECHOS DO QUE ESCREVI ELA VAI RECLAMAR > Literatura • Crônicas
Mitologia amapaense, contos e cronicas tucujus
27/06/2011 • Por Neca Machado Haase • 353 Acessos

Tomamos um amor especial por um tema onde o POÇO DO MATO, é central, ele fica localizado no coração do bairro do Laguinho, no meio da Avenida Padre Manoel da Nóbrega, no centro da cidade de Macapá, entre as ruas: General Rondon e São José, e foi declarado Monumento de interesse cultural do Estado do Amapá, através do Projeto de Lei nº 037/93, da Câmara de Vereadores do Município de Macapá.

O POÇO DO MATO possui importância impar para o povo amapaense, foi tema de samba enredo da Escola Jardim Felicidade no ano de 2007, por indicação do carnavalesco Carlos Pirú, e teve como samba enredo o titulo: "Poço do Mato, águas laguinenses que banharam o meu corpo e saciaram minha sede." Era um cenário de um meio ambiente cultural até a década de setenta dos mais belos no entorno da área de ressaca do Laguinho. Pela crendice popular, em sua área de densa floresta, povoavam mitos e lendas, onde o cenário de medo predominava, com seres inimagináveis, assombrações e personagens folclóricos que se misturavam num espetáculo de magia e encantamento que fizeram parte da infância de muita gente no Amapá. Hoje totalmente desaparecido por sucessivas invasões.

Uma das principais personagens referenciais do POÇO DO MATO, foi o executor da obra que fazia parte do desenvolvimento da antiga Companhia de Água do Amapá, era o português ANTONIO PEREIRA DA COSTA, nascido em Vila Nova de Gaia-Porto-Portugal a 17 de fevereiro de 1901, e falecido em Macapá a 03 de julho de 1983. Perpetuamos a essencia dos Contos TUCUJUS na Amazonia.

Compartilhar:
1
Perfil do Autor

Neca Machado Haase
NECA POR NECA MACHADO

Considero-me uma amapaense Bairrista por amar minha raiz, nasci em 05 de agosto de 1961, na cidade de Macapá, estado do Amapá. (Estou desencarnando...)

Os antigos cablocos tinham por habito olhar no calendário ao registrar seus filhos o dia do santo. E lá fui eu batizada com o nome de Nossa Senhora das Neves, Chamo-me então Neves Maria Machado Hill, aos pouco minha mãe soberba com uma menina negra de olhos da cor de mel, chamou em sua ousadia de boneca, com o passar dos anos restou NECA, assumi o pseudônimo de NECA MACHADO.

Sou irrequieta, não me contentei com a miséria e nem com a ignorância, não tenho o habito de ter MEDO, considero-me CORAJOSA. Busquei conhecer a administração e em Belém do Pará formei-me em bacharel em administração de empresas geral, depois licenciei-me plena em pedagogia pela Universidade Federal do Amapá, sou especialista em educação com base tecnológica pela Faculdade Seama em parceria com a Secretaria de Educação do Amapá, sou pós graduada em ensino profissionalizante e com a mesma inquietude de amar a historia do Poço do Mato, fui a academia mais uma vez especializar-me em Direito Ambiental.

Incomodei muitos medíocres ao tornar-me jornalista colaboradora com mais de 2000 (duas mil) publicações entre artigos, contos, e crônicas.