domingo, 20 de novembro de 2016

MACAPÁ TEM ASSUNTOS MAIS SÉRIOS PARA SEREM DEBATIDOS


MACAPÁ TEM ASSUNTOS MAIS IMPORTANTES PARA SEREM DEBATIDOS! ”

Neca Machado (Administradora Geral, Artista Plástica, Bacharel em Direito Ambiental, Especialista em Educação Profissional, Escritora de Mitos da Amazônia, fotografa com mais de 100 mil fotografias diversas, premiada em 2016 com classificação na obra brasileira “Cidades em tons de Cinza”, Concurso Urbs,  classificada com publicação de um poema na obra Nacional, “Sarau Brasil”, Novos Poetas de 2016, Pesquisadora da Cultura Tucuju, Contista, Cronista, Poetisa, Coautora em 03 obras lançadas em Portugal em 2016, Licenciada Plena em Pedagogia, Jornalista, Blogueira com 25 blogs na web, 21 no Brasil e 04 em Portugal, Quituteira e designer em crochê.)

UMA FAVEIRA CENTENARIA PRESTES A IR AO CHÃO.

Enquanto ALGUNS GRUPOS soltam suas vozes de protesto em um tema controverso e polemico, ando por ai e escuto muitas coisas, uma delas esta semana foi a frase dita por um popular na porta do Banco do Brasil no centro de Macapá;
MACAPÁ TEM ASSUNTOS MAIS IMPORTANTES PARA SEREM TRATADOS.

E EU CONCORDO.

Se a centenária arvore FAVEIRA (Dimorphandra mollis que é uma espécie brasileira de árvore cujas sementes são tóxicas para o gado bovino. Os exemplares da espécie medem entre 8 e 14 metros de altura.
É conhecida popularmente pelos nomes de farinha, barbatimão-falso, barbatimão-de-folha-miúda, faveiro-do cerrado e Faveira).

Fosse desde sua plantação catalogada, conservada, incluída em um referencial da flora tucuju e seu entorno desapropriado, agora não haveria necessidade de protesto, gritos, processos e manifestos para sua preservação.
·         Enquanto um público reduzido de manifestantes solta seus gritos, o que não representa a metade da população do Amapá que só na capital tem mais de 500 mil habitantes, que em tese já é minoria e quem veio e ficou por aqui, nem tem interesse na Faveira e sua história, para MUITOS parece que será mais um patrimônio a ir para o ralo, como MUITOS que desapareceram sem sequer serem lembrados.

·         COMO O POÇO DO MATO no coração do bairro do Laguinho que se tornou uma FOSSA urbana cheia de dejetos humanos que são depositados todos os dias no leito do Rio Amazonas e que o perigo de contaminação é gritante com o cano de agua da Caesa imerso em fezes no coração de Macapá ao lado da Prefeitura, e sem nenhuma solução pelo atual Prefeito que foi reeleito.

·         Enquanto gritam pela Faveira que vai ser derrubada é só esperar, o local é privado onde ela está, basta o proprietário insistir na Justiça, o terreno é dele.
·         Enquanto isso o SENADOR lança um livro que talvez se inclua nas obras de AUTO AJUDA com o tema “nunca PARE de sonhar....” É claro que o cidadão comum, JAMAIS VAI DEIXAR DE SONHAR.

·         Sonhar com carro, casa, joias, avião, barcos, viagens internacionais... hospitais onde remédios não faltem, leitos para internação, remédios para doentes de câncer como o ZOLADEX que o senador sequer conhece o que sofrem os pacientes que vão a quimioterapia sem ar condicionado e que ficam nas enfermarias com ventiladores trazidos de suas casas, SONHAR e continuarão a SONHAR COM VERBAS QUE O SENADOR DEVIA TRAZER PARA O AMAPÁ para um centro de desintoxicação de usuários de drogas onde cresce diariamente o índice de DEPENDENTES que estão em todas as classes sociais, que vai do profissional servidor público, do militar, do professor, do mendigo, do estudante, do empresário, enfim, ele deveria CONHECER a realidade de QUEM SONHAR com uma cidade melhor, com asfalto de qualidade onde o carro pudesse deslizar e não saltitar como se estivesse em uma montanha russa porque o resto das pedras que cobrem TODA MACAPÁ, não são asfalto, são restos e migalhas de pedregulhos.
·         E ai.

·         Tenho que CONCORDAR COM O CIDADÃO ANONIMO, MAS REALISTA E CERTO EM SEU PENSAMENTO.

·         MACAPÁ TEM PROBLEMAS MAIS SERIOS PARA SEREM TRATADOS DO QUE A ARVORE FAVEIRA. Que sem errar, vai ao chão, basta o proprietário insistir na derrubada.