quinta-feira, 17 de novembro de 2016

RECEBI E REPRODUZO

RECEBI E REPRODUZO


(PENSAMENTO DE UMA ENFERMEIRA DA UNACON-AMAPÁ)

QUE SOFRE E FALA, QUE BOM SE TODOS TIVESSEM ESSA CONSCIÊNCIA

MUITO OBRIGADA


"Só agora li com muita atenção cada linha do que a senhora escreveu! Infelizmente tenho que concordar, concordar mil vezes com tudo! Desconheço a realidade das demais capitais do nosso Brasil, mas acredito que não seja muito diferente, porém onde moramos, a saúde num todo não mais está em uma UTI, muitas covas já estão abertas para todos os pacientes (principalmente os de alta complexidade) que por falta de recursos financeiros são totalmente dependentes do SUS (a culpa não é só do SUS, mas também dos administradores, governantes, gestores e etc dos recursos enviados). Os pacientes que pouco tem e que conquistaram com muito sacrifício, transformam esse pouco em “alguns reais” que não custeiam nem 10% do tratamento. E a romaria citada pela senhora é tão árdua para eles e seus familiares. Repito, entendo e concordo com tudo que a senhora escreveu! Não sou fixa da UNACON, o DEUS por algum motivo está permitindo essa experiência, já está me preparando… E a cada plantão DEUS me mostra vários corações contendo um grito de desespero, de medo, um pedido de socorro que ecoa internamente e de abandono… através do olhar, do gemido e da lágrima (algumas discretas e outras tão desesperadoras que me deixa inútil) e o mínimo que posso fazer é dar uma assistência digna mesmo diante da alta “fartura de tudo”, dar um abraço, sorrir mesmo com meu coração chorando, falar para cada paciente e seus familiares o que ELE coloca em meu coração, às vezes permitindo até que eu fale de uma luta que há 11 anos eu e minha pequenina família enfrentamos… e quando falo me perguntam “E porque esse sorriso? Como consegue estar aqui cuidando de doentes?” … Confesso que sou meio durona pra chorar na frente de outras pessoas, mas tem momentos que não consigo e desabo, e junto com as lágrimas respondo “É DEUS quem me sustenta diariamente! Nada sou ou faço sem ELE!” … E sobre a biopsia, uma pequena incisão cirúrgica feita por um cirurgião oncológico ou urologista, e após coletado os “pedacinhos” o mesmo é encaminhado para um laboratório, onde será feita a análise microscópica e o exame histopatológico afirmará seguramente a natureza da lesão… Alguns profissionais não conseguem se por na pele do próximo, isso também me deixa indignada, alguns esquecem que também são dependentes da saúde pública, que um dia vão estar ou ter um familiar enfermo, que vão brigar por seus direitos, mais será que são dignos tendo essas atitudes desumanas? MAIS AMOR PELO PRÓXIMO, MAIS COMPAIXÃO POR FAVOR, pois é uma infeliz realidade até para que tem mais recurso financeiro e recorre a outros estados e países para ter mais tempo de vida… sem dor, sem humilhação, sem mendigar um direito que todos os dias é negado a quem é desprovido financeiramente, principalmente aos leigos!"