domingo, 15 de março de 2015

DIA MUNDIAL DO CONSUMIDOR










15.03 > DIA MUNDIAL DO DIREITO DO CONSUMIDOR
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             DIA DA ESCOLA
             DIA DE SANTA LUCIA

DIA MUNDIAL DO DIREITO DO CONSUMIDOR comemorado anualmente em 15 de março.

Está dada foi criada para proteger e lembrar sempre dos direitos do consumidor, não apenas entre as pessoas que consomem, mas que também as empresas e lojas lembrem-se do compromisso em respeitar todas as leis que protegem os seus consumidores. 
Como consumidor se considera todo aquele a quem sejam fornecidos bens, prestados serviços ou transmitidos quaisquer direitos, destinados a uso não profissional, por empresas ou pessoas que exerçam com caráter profissional uma atividade econômica que vise a obtenção de benefícios.

OPINIÃO DA NECA MACHADO

(Especialista em Educação, Administradora Geral, Bacharel em Direito e Professora de Marketing, Administração de Produção, Gestão e Negócios dentre outros componentes curriculares)

Infelizmente NÓS, CONSUMIDORES, continuaremos a sermos mal tratados por quem não se preocupa com o seu RETORNO EMPRESARIAL.

Uma Empresa visa lucro, mas esse lucro só retorna se o cliente estiver satisfeito, e muitas vezes como consumidores o que encontramos é apenas o INTERESSE em vender.
Em Macapá alguns locais sequer se preocupam com o consumidor, em outros os vendedores não estão preparados para atender quem entra no estabelecimento, o atendimento ao publico é primordial para a venda, em outros mais ainda o problema é maior.
Vendem produtos onde não existe no Amapá > ASSISTENCIA TECNICA. E ai até o comprador resolver seu problema a paciência já se esgotou. Muitos preferem comprar outro produto em um local diferente, exemplo são celulares e computadores, os campeões em defeitos e vícios.
Sou Professora de atendimento ao Publico
Encontramos vendedores mal humorados
Vendedores que não conhecem o produto que vendem
Vendedores agressivos que querem vender a qualquer custo
CONSUMIDOR É PRIMORDIAL PARA UM EMPREENDIMENTO EMPRESARIAL.
E parece que um empresário ao abrir seu negocio, nem teve um consultor para orientá-lo.




Origem do Dia Mundial do Consumidor
O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi instituído pela primeira vez no ano de 1962, pelo presidente dos Estados Unidos John Kennedy, como uma forma de dar proteção aos interesses dos consumidores americanos. 
O presidente norte-americano ofereceu quatro direitos fundamentais aos consumidores: 
1 - Direito à segurança
2 - Direito à informação
3 - Direito à escolha
4 - Direito à ser ouvido
Depois de 23 anos da ação de Kennedy, em 1985, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou o dia 15 de março como o Dia Mundial do Consumidor, tendo como base as Diretrizes das Nações Unidas, dando legitimidade e reconhecimento internacional para a data criada por Kennedy.