quinta-feira, 5 de março de 2015

PRESSÃO E EXONERAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO AMAPÁ

PRESSÃO E EXONERAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO AMAPÁ
Por > Neca Machado > Especialista em Educação

Muitos educadores acordaram estarrecidos nesta quarta-feira, 04.03 ao tomarem conhecimento da carta de pedido de EXONERAÇÃO do Professor Reniereston Passos que foi nomeado para Diretor da ESCOLA GABRIEL CAFÉ no AMAPÁ  e substituído por MARCO AURELIO BALIEIRO DE SOUZA.

No dia de sua apresentação como novo gestor da instituição ele não foi ovacionado, foi HUMILHADO E CONSTRANGIDO por outros EDUCADORES, segundo boatos, tinha até educador com copia de processos que ele respondeu ou responde por atos ilícitos.

NÃO SEI SE FOI CONDENADO, SOU APENAS UMA JORNALISTA e procuro escutar informações, mas SOU EDUCADORA E ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO.

QUANDO FIZ MINHA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO me ensinaram que educação é polidez, formação de valores, é o ATO DE EDUCAR.
Mas observo uma educação paradoxal, sem a preocupação da socialização PORQUE parlamentares muitas vezes enganam professores com a velha máxima de MELHORAR A NOSSA EDUCAÇÃO.

JÁ ESTOU NA PORTA DA APOSENTADORIA
JÁ NÃO ACREDITO MAIS EM PAPAI NOEL
JÁ NÃO PROCURO AMIGOS

NEM OS TENHO, e os poucos que batem na minha porta, ainda repenso se VOLTARÃO. Porque infelizmente o ato de educar é só na teoria.

Talvez para muitos o Professor RENIERESTON não teve coragem de combater, se ficasse, combateria a desconfiança, o medo do novo, um novo olhar para novos caminhos.
A MUDANÇA É SALUTAR.
QUEM SAI PRECISA TER HUMILDADE DE SAIR
Cargos de confiança são de confiança de quem os nomeou.
Infelizmente houve um retrocesso no processo de constrangimento do profissional, se ele tem processos na justiça, QUEM NÃO OS TEM (   ) ATIRE A PRIMEIRA PEDRA QUEM É INTOCAVEL E SEM MACCULAS (   ) SE TEM CONDENAÇÕES vai pagar por elas, depois estará livre para viver em sociedade, mas precisa separar suas amizades, porque na sua escola, acredito que seus verdadeiros amigos SÃO POUCOS.


O que é Educação:
Educação é o ato de educar, de instruir, é polidez, disciplinamento.
No seu sentido mais amplo, educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte. A educação vai se formando através de situações presenciadas e experiências vividas por cada indivíduo ao longo da sua vida.
O conceito de educação engloba o nível de cortesia, delicadeza e civilidade demonstrada por um indivíduo e a sua capacidade de socialização.
De acordo com o filósofo teórico da área da pedagogia René Hubert, a educação é um conjunto de ações e influências exercidas voluntariamente por um ser humano em outro, normalmente de um adulto em um jovem. Essas ações pretendem alcançar um determinado propósito no indivíduo para que ele possa desempenhar alguma função nos contextos sociais, econômicos, culturais e políticos de uma sociedade.

No sentido técnico, a educação é o processo contínuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano, a fim de melhor se integrar na sociedade ou no seu próprio grupo.