domingo, 22 de março de 2015

O ALUNO QUE QUERIA SER PROFESSOR...




E AGORA PROFESSOR   (     ) ?

O ALUNO QUE QUERIA SER PROFESSOR...

Por > Neca Machado > ( Especialista em Educação, Licenciada Plena em Pedagogia e PROFESSORA há 23 anos)


Ao chegar à sala de aula o velho Professor se deparou com um aluno ESPECIAL, ele se apresentou falou de suas Competências, discorreu sobre o conteúdo programático, falou das atividades e explicou sobre o processo de avaliação.

E o aluno especial, se tornava mais COMPETITIVO, o velho MESTRE falava, buscava VIAJAR SOBRE VARIOS TEMAS, era um Mestre Sábio, os anos o foram lapidando para descobrir a essência dos seus alunos.

Mas o Aluno Especial estava lá, sempre na DEFENSIVA, buscando irritá-lo, buscando a competição desnecessária, e ele astuto, inteligente, soube discernir desde o primeiro dia, que o ALUNO ESPECIAL QUERIA SER “PROFESSOR”. QUERIA ESTAR NO SEU LUGAR, QUERIA OS SEUS PROJETOS E SONHOS.
E ao chegar em casa sorriu.
E sozinho exclamou no banheiro: vou esperar para vê-lo um dia PROFESSOR.
A espera não demorou, passaram-se os anos, o aluno não se tornou um profissional de sucesso, e a profissão que o abraçou foi de PROFESSOR, mesmo que fosse um contrato temporário.

E em seu primeiro dia de aula ele se deparou com UM ALUNO ESPECIAL, igual a ele em suas pretensões.

Talvez nem tenha percebido o quanto de DOR ele trouxe ao velho Mestre ao criticá-lo abertamente na frente de outros alunos, quantas vezes o velho Mestre ponderado não foi ao combate para destruí-lo porque era mais NOBRE DO QUE ELE.
E assim será sua vida, também com muitas dores, porque ele não tem domínio de classe, não viajou por outros temas, não descobriu a tecnologia, não foi um sucesso em outras profissões, nem tem boa aparência, nem tem boa dicção...
TALVEZ UM DIA CHORE EM SALA DE AULA, como muitos velhos Mestres já choraram.

E AI VAI SENTIR NA PELE O QUE FEZ AO RIDICULARIZAR OUTROS VELHOS MESTRES, APOSENTADOS OU JÁ NA PORTA DA APOSENTADORIA.

E AI PROFESSOR (    ) ?