domingo, 5 de abril de 2015

GENGIBIRRA DA NECA MACHADO




CICLO DO MARABAIXO E A GENGIBIRRA

A GENGIBIRRA deveria ser nossa Marca registrada nos eventos mais importantes do CICLO DO MARABAIXO, mas, infelizmente não é.
Muitos que a produzem sequer têm o compromisso com a qualidade, que deveria servir de estimulo para que os turistas conhecessem o nosso Sabor referencial do folclore tucuju.
EU já vi Turista cuspindo a Gengibirra porque tinha muita cachaça, isso não é bom para quem quer conhecer parte da nossa cultura.
 Uma boa GENGIBIRRA precisa SER CURTIDA AO SERENO como diziam os mais antigos Pioneiros do AMAPÁ. “Ela precisa ser serenada em noite de Lua para energizar a alma do afro descendente” me disse uma vez o saudoso Mestre e Pesquisador Paulino do Rosario.
EU com o passar do tempo fui adequando ervas ao sabor do Gengibre para que o Licor tivesse qualidade, e assim descobri um sabor especial de uma Gengibirra que faço para poucos. Minha Gengibirra serve como estimulante, energizante, acalma, revigora, cuida da Voz, porém  como é uma bebida termo gênica não é bom para os hipertensos.

RECEITA DA NECA MACHADO

Faço uma GENGIBIRRA COM AMOR,
Derreto o açúcar mascavo e vou agregando ervas e assim o aroma inunda minha cozinha, erva doce, cravo, canela, alecrim e depois o gengibre ralado vem aos poucos para ser o produto principal.
A cachaça é colocada aos poucos e como dizia a saudosa LUCY TACACAZEIRA > AO GOSTO DO CLIENTE.
Assim ela se torna saborosa e agrada.